sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Catharino Andreatta - 99 anos




Em 2010, o piloto e lenda porto-alegrense, Catharino Andreatta completaria 99 anos. Nascido na capital gaúcha em 1911, ingressou no automobilismo em 1937, quando disputou sua primeira prova oficial no Circuito de Venâncio Aires/RS, chegando em terceiro lugar. Seu irmão Julio Andreatta, por insistência de Catharino ingressou na velocidade sobre rodas em 1939.






Nos anos 40, Catharino recebeu convite de Norberto Jung para fazer parte da Scuderia Galgos Brancos e obteve vitórias importantes no circuito do Crystal em Porto Alegre, Circuito da Amendoeira/RJ, Subida da Montanha/RJ, Rio Petrópolis/RJ e o Campeonato Brasileiro de Estradas de 1949, disputado nas estradas do estado de São Paulo.






Os anos 50 iniciaram com marcas relevantes para Catharino. O título gaúcho de 1951 e vitórias no Uruguai, antecederam a sequência de títulos nacionais que fizeram do "Velho", o maior campeão da era das carreteras no Brasil! Em 1956, na primeira edição da prova Mil Milhas Brasileiras disputada no autódromo de Interlagos/SP, Catharino e Breno Fornari com a Ford 1940 nº2 de apelido "Brigitte" do "Velho", arrebataram a disputa, assim como nos anos de 58 e 59. O eterno rival paulista, Chico Landi, de 1945 à 1959, fora derrotado por Catharino e seu irmão, Julio Andreatta, em todas provas de circuitos e estradas de grande relevância no país. Catharino ainda conquistou os títulos regionais de 1956 e 59, ainda a bordo de sua Ford 40 nº2.




Em 62 e 64, Catharino já com problemas de saúde em decorrência de um câncer de laringe que o levaria a morte anos mais tarde, conquistou os títulos gaúchos da categoria carreteras Força-livre, à bordo da carretera GM Corvette 1939.




Falar de Catharino Andreatta e sua tragetória automobilística, é falar de toda história do automobilismo gaúcho. Ele foi o maior e para sempre será, o melhor piloto da história do esporte sobre-rodas do Rio Grande do Sul. Faleceu em Porto Alegre, em outubro de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário